Escola: a importância do ensino e os cuidados

Publicado em: 13 de agosto de 2019


Crianças são adaptativas, absorvem tudo que está no ambiente e reagem de acordo com o que lhes é dado, mostrado e principalmente ensinado na escola.

É na escola onde passam mais tempo do dia e os seus ‘primeiros’ longos 17 anos de vida, diretamente recebendo influências significativas para a próxima etapa, a adulta.

Nessa trajetória há várias dificuldades que tem seus dois lados: positivo e negativo.

Ambos servirão de lições e experiências, moldando o caráter, as habilidades físicas e cognitivas, ao fim como pessoa.

Professores e a Escola

Muitos pais observam que seu filhx não estar tendo um progresso nos estudos, consequentemente perdendo o entusiasmo de ir à escola ou de tentar aprender de alguma forma.

Em paralelo -na escola- os professores também percebem que este alunx não se mantém focado, sempre evasivo e pouco interessado.

Dessa forma, o impasse pode está entre aprendizagem reativa e aprendizagem atrativa, e ambas colocam esses estudante no centro e somente os educadores (pais e professores) podem ajudar a sair dessa ‘areia movediça’.

Reativa

Corresponde ao ‘embate’ do alunx a instituição de ensino, o que seria a entrada ou troca de escola -se já estudava- tendo que se readaptar a nova realidade (novos colegas, professores, linguagem e ensino) lhe causando um atraso perante àqueles que já estão inseridos aquele efetivo.

Consequentemente, podendo se agravar com o tempo por não ter sido observando antes e/ou ter incentivo direcionado afim de apoiar nessa transição por aqueles que estão responsáveis por esta criança, refletindo em suas notas baixas, perda do interesse e até mesmo, em baixa autoestima.

Infelizmente, muitas instituições públicas e privadas não dão, não fazem questão de dar este suporte aos seus alunxs, demostrando que há uma péssima equipe docente, “dignos” do sinônimo ‘preguiçosos’.

Juntamente a isto, o espaço familiar que não disponibiliza esse apoio por falta de tempo dos familiares ou falta de hábito, ignorando os sinais acabam caindo na ilusão que a culpa é da criança, o repreendendo de forma injusta.

Note que o reativo é mais o ambiente do que o intelecto da criança; em alguns casos é preciso acompanhamento pedagógico a este alunx e aos pais para que possam reverter e erradicar esse problema psicossocial.

escola

Atrativa

Com pontos opostos da reativa, é a escola + professores + pais tentando tornar o espaço educativo atraente aos alunxs e nesse âmbito, tudo que possa auxiliar e facilitar é bem-vindo, especialmente a tecnologia.

Estamos no momento histórico que poucas coisas são feitas sem utilizar eletrônicos e na sala de aula, eles passaram de “inimigos” para “aliados” por n motivos.

E quando o professor sabe e consegue unir o bom e clássico material didático a este “novo” recurso, além de aumentar as possibilidades e maneiras de ensinar, também ajuda aqueles que precisam de algo a mais para se manterem motivados pela aula.

É desafio estar e comandar uma sala de aula, e agora com outros meios de ensino fora das escolas a tendência é se tornar mais desafiador.

Uma sacada genial de algumas escolas é ter reinventado o jeito de aplicar o ensino misturando as aulas com novos espaços, conteúdos, dispositivos e pessoas.

Respectivamente, lugares públicos, pinturas, encenações, jogos eletrônicos, projetos práticos.

Isso estimula as crianças e jovens a participarem mais das atividades, fazendo que sintam um novo interesse por estas e diminuindo a evasão escolar, que é um dos maiores problemas relacionados as escolas brasileiras.

A evasão escolar neste caso, pode ser de forma física mesmo ou até mesmo mental. Pois, o que adianta o alunx ir na escola e estar com a cabeça longe dali?

Pense nisso: De que forma seu filhx pode se interessar mais pelos estudos sem que elx seja ‘ameaçadx’ por isso?

Descrição imagem:

Click também: https://www.inglescantado.com.br/musica-cerebro-e-a-nova-sala-de-aula-atual/


Ética: como ensinar para as crianças

Respeito, empatia e educação, são três de outros fundamentos que fazem parte da ética, que…

Leia mais >>

Tecnologia e aprendizado dentro das salas

As formas que se utiliza a tecnologia no cotidiano as vezes é muito simples e…

Leia mais >>

Composições & músicas

Formada em Arquitetura, e atualmente reconhecida como compositora, cantora em ascensão ‘nas’ Minas Gerais, Carla…

Leia mais >>

Filmes, crianças e o aprendizado delas

Com certeza você que está lendo já ouviu de seus avós as histórias de como…

Leia mais >>