Falar em inglês é mais cool

Publicado em: 12 de agosto de 2019


Se está difícil conversar -em português- por causa da rotina, quem dirá falar em inglês, né?! Cazuza cantava: “O tempo não para […]”.

Mas, não custa tentar um diálogo ‘diferentão’ com o filhote só para quebrar a rotina; e é sobre isso que iremos debater hoje.

Portanto, se acalme, não precisa ser fluente em inglês, basta conhecer algumas palavras – formar frases curtas que já ajudará bastante seu “iti malia”.

Etapas

Fale com seu filhx em inglês e aprenda com elx OU deixe seu filhx falar com você.

É assim que se aprende, foi assim que nós aprendemos com nossos pais, beeem informal, beeem A-B-C-D; a-ba-ca-ti, lembra?

Soa meio chato e idiota mas é a forma mais simples e inteligente que nós humanos desenvolvemos e funciona!

Neste sentindo, vamos estabelecer uns pontos importantes:

Não pressione seu filhx a falar ou responder suas perguntinhas, é chato e desnecessário, deixe-o curtir o momento, comece a conversa, se elx quiser continuar, ótimo. Se não, deixe pra lá.

Ou seja, oportunidades surgirão. Fato!

falar inglês

Aproveite isso para testar os conhecimentos delx e os seus na língua inglesa, naqueles momentos de lazer, tipo: tomando sorvete, fale/pergunte sobre os sabores em inglês ou dê ênfase no gosto

“Oh, so sweet is icecream!”

Faça um mural com palavras que elx sempre repete, gosta e erra. Deixe lá – à vista- com o tempo, mude de ordem, leia para elx ou peça para assemelhar em português/inglês.

Exemplo: Azul – Blue.

Entretenimento há vários, tantos que é difícil escolher (irônia, não??! quando era só Tv, vídeo game, rádio e revistas era chato. Agora, “têm demais”) vá no que seu filhote gosta!

A Netflix-Kids tem centenas de opções que podem ser configuradas para áudio/legenda inglesa, só melhora a aprendizagem de todos nós.

BÔNUS: bichinhos de pelúcia. Por quê não? Cenários, sons, conversas, faça cócegas, vish..tantos jeitos; apenas brinque com seus filhxs, seja criança de novo ou em último caso, seja o irmão/irmã que elx não têm (ainda?).

Entretanto, respeite os limites e ritmo da children, como disse antes: não pressione, permita elx fazer como, quando, com o quê e onde quiser.

Remember que liberdade e espaço todos nós queremos e precisamos ter.

E, travou.

É tímidx. Puxou quem da família?

Keep calm and com o tempo e “empurrãozinho” destrava. Múltiplos textos, artigos ou vídeos sobre a aprendizagem de outros idiomas é enfatizado esse little problem de saber palavras, formar frases curtas ou longas e até traduzir, mas a pronunciação é difícil.

O real impasse é o pensar no que as pessoas ao redor irão/estão pensando- BOBAGEM!!!

Começamos daqui, esqueça isso e convença seu filhx que é super normal não conseguir de primeira ou terceira vez, e não se deve esperar aprovação de terceiros, ignore os julgamentos e só fale, fale muito, demais, até cansar – até acertar- e claro, mostrando que você sabe sim!

Erros? Normal, todos erram, e não existe nada nesse mundo que há só acertos e o certo; como que se aprende algo sem errar?? quase impossível.

Estabelecer um plano sequenciado é viável pois direciona o raciocínio e subconsciente delx para o exercício futuro.

Sons

Observar o som da pronúncia e a respiração de quem irá falar auxilia demais na aprendizagem, como se fosse uma canção. Ah, ouvir com fones é melhor ainda!

Falar mais

Faça seu sunshine saber que tudo tem seu tempo e com calma mostre, incentive seu filhx aceitar e saber que isso são coisinhas bobas que não merecem atenção, que são apenas momentos de frustração passageiros.

Dica 1: “empurrãozinho”- faça acontecer literalmente : deixa falar e conseguir algo em inglês sem ajuda, sozinho – se possível- em público.

Dica 2: Foque em palavras e frases que ajudam a se comunicar com qualquer pessoa, como: “Hello, can you help me, please?”

Dica 3: Gatilhos mentais sempre estão ao nosso favor; também são frases simples juntas com alguns fatos (nome; profissão) ou lugares (cidades; país) para facilitar a memorizar.

Exemplos: “I’m from Brasil” // “My daddy is teacher”

Descrição imagem: Fundo opaco, formado por bloquinhos de madeira listrada e em cinco bloquinhos tem as letras L E A R N, formando a palavra ‘Learn’. Que significa ‘aprender’ na língua inglesa.

Veja: https://www.inglescantado.com.br/aprender-mais-5-dicas/


Ética: como ensinar para as crianças

Respeito, empatia e educação, são três de outros fundamentos que fazem parte da ética, que…

Leia mais >>

Tecnologia e aprendizado dentro das salas

As formas que se utiliza a tecnologia no cotidiano as vezes é muito simples e…

Leia mais >>

Composições & músicas

Formada em Arquitetura, e atualmente reconhecida como compositora, cantora em ascensão ‘nas’ Minas Gerais, Carla…

Leia mais >>

Filmes, crianças e o aprendizado delas

Com certeza você que está lendo já ouviu de seus avós as histórias de como…

Leia mais >>