Meditação para todas as idades

Publicado em: 15 de agosto de 2019


A meditação é muito mais que movimentos respiratórios, músicas instrumentais e incensos, é o momento zen de se desligar do mundo externo caótico e apenas focar em si.

Em seus pensamentos, sua respiração, seus batimentos cardíacos e deixar sua mente vazia; sentir seus músculos relaxarem e a conexão mente e corpo fluir.

Algo que todos devem tentar ao menos uma vez na vida.

A prática

Muitos acham exagero, superestimado estar em tal sincronia e paz, que a vida atual impossibilita ter tempo para essas coisas.

De fato, o mundo contemporâneo limita de várias maneiras, oprime as vontades e obriga a fazer coisas que não se queria fazer; e é nesse momento de “aprisionamento” que a meditação entra e ajuda a manter a lucidez, foco, paciência, renovando o que se precisa ser renovado – você.

O hábito ajuda a tornar certas atividades em prazer, em algo que passa ser necessário para quem pratica. Os benefícios da prática desencadeia diversos pontos positivos para a saúde e psique humana, sem restrições de idades.

Mães, pais e filhxs que optam a tentar em conjunto fortalecem seus vínculos fraternais e se auto ajudam a manter disciplina e regularidade; claro que isso se aplica a quaisquer atividades feitas em dupla ou em grupo.

Nessa arte milenar, as mudanças são de dentro para fora e variam para cada pessoa, os adultos que praticam são mais pacientes com os desafios da rotina, com os imprevistos não calculados, com os seus filhxs e tudo que envolva a vida agitada como um todo. Respirar fundo e contar até 20 pode evitar tantos desgastes, não?

Sente, cruze suas pernas, apoie seus braços nelas, mantenha a coluna reta e agora respire fundo – expire.

meditação

Meditação infantil

Introdução da criança na meditação a ajuda no autocontrole, concentração, nos estímulos mentais e o poder de se auto conhecer que serão refletidos ao longo da sua vida.

Não só traz tais benefícios, também auxilia em aprender e saber a equilibrar suas vontades e sentimentos (alegria, raiva, frustração, ansiedade, medo) com os outros fatores da vida, como a escola e os relacionamentos com os colegas, professores, familiares.

Ressalto um problema: pais de crianças hiperativas tendem a obrigar estes a fazerem multitarefas com intuito de extinguir a energia e cansa- lós para que no final do dia, estejam quietas e dormem cedo.

Entretanto, isso é um equívoco pois causa uma sobrecarga física e mentalmente estressante a quem ainda não sabe como lidar e administrar tantas tarefas em tão pouco tempo do dia. Um perigo!

Os resultados disso são diversos, entre alguns a dependência por querer estar sempre fazendo algo, por não saber o que fazer com os momentos de tédios, assim se sentindo frustrado e/ou inútil.

Novamente, é aqui que se pode indicar a meditação para servir como um ‘escape’ da realidade, oferecendo o fortalecimento mental e espiritual.

Observações

Nem todos gostam ou aderem a essa prática e alguns até se sentem desconfortáveis e pressionados por não estarem tendo o ‘momento zen’.

Então, tire um dia das férias e faça uma aula experimental, talvez seja o que falta para você e sua criança. Se não agradar, tudo bem, tente outra coisa.

Descrição imagem: É uma escultura barroca oriental de um homem praticando meditação. Prática relacionada a religião budista.

Links

https://www.minhavida.com.br/bem-estar/listas/1042-7-tecnicas-para-meditar-e-acalmar-a-mente
https://escoladainteligencia.com.br/conheca-os-beneficios-da-meditacao-infantil/
https://amenteemaravilhosa.com.br/meditacao-para-criancas/


Ética: como ensinar para as crianças

Respeito, empatia e educação, são três de outros fundamentos que fazem parte da ética, que…

Leia mais >>

Tecnologia e aprendizado dentro das salas

As formas que se utiliza a tecnologia no cotidiano as vezes é muito simples e…

Leia mais >>

Composições & músicas

Formada em Arquitetura, e atualmente reconhecida como compositora, cantora em ascensão ‘nas’ Minas Gerais, Carla…

Leia mais >>

Filmes, crianças e o aprendizado delas

Com certeza você que está lendo já ouviu de seus avós as histórias de como…

Leia mais >>